quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Classe dos Mamíferos

São os animais mais evoluídos e também originam-se a partir dos répteis primitivos.A característica principal desta classe é a presença de glândulas mamárias desenvolvidas, nas fêmeas, para a nutrição de seus filhotes. Pelo fato de apresentarem, em sua maioria, desenvolvimento embrionário no interior no útero da mãe, o risco de serem devorados por predadores nessa fase é o mínimo possível. Vivem todos os tipos de habitat: regiões frias, quentes, secas, úmidas , aquáticas, etc.

Os mamíferos são revestidos por uma pele que apresenta pêlos e glândulas (mamárias, sebcais e sudoríparas), além de alguns anexos como: chifres, garras, unhas, cascos, espinhos, etc.

Na classe Mammalia, encontramos cerca de 6000 espécies, enquadradas em:
Subclasse PROTOTHERIA (ADELPHIA)
Aplacentados ovíparos (sem útero e sem vagina). Ordem Monotremata, exemplo: ornitorrinco e équidna.São muito primitivos e vivem na Austrália. O ornitorrinco possui um bico semelhante ao do pato, patas com membrana natatória e cloaca. A fêmea não possui tetas: o leite sai das glândulas com o suor, empanando os pêlos do peito, que são lambidos pelos filhotes. A fêmea põe de 1 a 3 ovos com cerca de 1,3 por 2,0 cm.A équidna possui bico alongado, cilíndrico, língua protátil, corpo coberto com pêlos grossos e espinhos, pernas curtas. Tem hábitos noturnos e alimenta-se de formigas encontradas embaixo de pedras. A fêmea põe um ovo, provavelmente carregado na bolsa (marsúpio) do abdome.

Um comentário:

Juliana Araújo disse...

É correto dizer que mamíferos são os animais mais evoluídos? Acho que não existe mais ou menos evoluído, tanto que todos os ramos de um cladograma terminam na mesma altura. Se todos os seres vivos possuem um ancestral comum, creio que todos têm o mesmo nível de evolução. Porém cada um se adaptou a situações diferentes, sendo uns mais complexos do que outros. Ou quando se trata de ancestralidade, um é mais primitivo e outro mais derivado. Não sei se estou correta, mas gostei bastante dos seus textos,são bem didáticos, assim que gostaria de fazer esta contribuição levantando esta questão.

Evolução do homem

Evolução do homem